Tuesday, September 24, 2013

  
Sophie Charlotte von Hannover
Eu tenho visto um nome ser muito citado ultimamente: Sophie Charlotte. Vejam vocês, Sophie Charlotte. Fiquei intrigado com tão pomposo nome, quem seria essa Sophie Charlotte? Alguma Tzarina russa?  Uma princesa monegasca?
   Fui perguntar no facebook, mas até agora só encontrei um muro de  silêncio(meus amigos são inúteis) sobre tão misteriosa criatura.
   Acabei tendo que ir  me esclarecer lá naquele oráculo moderno chamado Wikipedia, que destruiu minhas ilusões mirabolantes. Nossa Sophie não é personagem histórico de enredo de escola de samba. É figurinha fácil no circuito Ipanema/Leblon/Barra da Tijuca. O mundo é cruel, nascer com nome tão majestoso e acabar atriz de novela.

Ps. A mocinha do retrato acima foi rainha da Prússia e jamais frequentou a Ilha "daquela revista".

3 comments:

maray said...

certa vez li um livro em que uma personagem, mãe de umas 4 ou 5 crianças, dera-lhes nomes assim, todos pomposos. Ela era miserável mas justificou-se dizendo que isso faria com que as pessoas dessem mais importância aos filhos. Sei lá, não deixa de ser uma teoria.
E, dia aí, valeu pra vc a pena ter nome de imperador romano? Por mim posso dizer que ter nome que parece (mas não é) nome de índio só me trouxe sorrisinhos de menosprezo. Quem sabe se eu tivesse me chamado Leopoldina Carlota a coisa melhorasse...

Unknown said...

Ninguém te segurava, Maray, se tú fosse Leopoldina Carlota. E o meu nome de imperador romano foi uma sorte, queriam me batizar de Alziro, homenagem ao Zarur. Meu padrinho me salvou desse destino.
Aproveito pra perguntar como se pronuncia o seu nome, sempre tive curiosidade...

maray said...

Não sei se procede, mas ouvi alguém dizer certa vez que a letra "y" ao fim das palavras deve ser lida em português como i tônico. Meu nome, certo ou não, é pronunciado assim: maraí. Fico muito chateada quando falam marai. Fica parecendo americano. Melhor parecer índio...Fiquei fascinada com essa história do Alziro Zarur! Porra, a gente está velhíssimo! Eu lembro desse cara!