Wednesday, June 19, 2013

   Primeiro, eu me surpreendi, daqui de longe, com aquela voz vinda das ruas de lá.  Então fiquei curioso e fui observar. Em seguida cresceu em mim uma simpatia otimista, romantica, morna, esperançosa. Depois ficou um vácuo cheio de perguntas no ar. E eu fui tentar achar respostas, pedi opiniões, falei com amigos, li todos os jornais possíveis, voyer do facebook, telephone, tv. Que ritmo novo é esse? Que banda é essa? Quem vai cantar?   Respostas que eu não achei, tudo e todos muito confusos. E a voz não se fazia muito nítida ainda.
   A voz das ruas de lá parecia não saber se articular ou não estar muito certa do que fazia ou se tinha mesmo o que dizer. Um vago ultraje, uma raiva nebulosa, Quixote sem Sancho Pança, orquestra sem maestro. Eu coloquei tudo isso na conta da inocência, da inexperiência, do stage fright, do desejo meio hippie e  bonito de mudar o mundo, de ser feliz, de viver .
   Mas a voz da rua começou a engrossar, um desafino aqui, uma entrada na hora errada acolá... Foi quando eu comecei a me sentir desconfortável e fui de novo ouvir a voz, com mais calma, mais atenção.
    A voz começou a ficar agressiva, nervosa, careta, moralista. E ainda sem saber o que dizer. Haviam gritos, ganidos,  bossa jazz, funk, punk, barulhos diversos no ar. E de repente a voz engrossou de vez e eu quase morri de susto: Não era música. Era a estridência arrogante de monstro em gestação, a voz da inocência útil e burra, a voz das trevas, o  ovo da serpente, a voz do rebanho perdido no deserto esperando a vinda do novo profeta.

4 comments:

Sylvia said...

Golpe da direita fascista homofóbica escravagista a caminho...eu avisei

Unknown said...

Tomara que estejamos errados. Eu nunca quis tanto estar errado.

Lélia said...

Ahhhhhhhhhhh, Tio Julinho, infelizmente sua amiga está certíssima. Na 6af foi convocada uma manifestação na Avenida Paulista contra a "cura gay" e apareceram apenas alguns "gatos pingados". Ontem foi convocada uma manifestação contra a PEC 37 e às 16h a Avenida Paulista já estava tomada. Bem, só com esta informação tire suas próprias conclusões.
As manifestações contra PEC 37 foram manipuladas pela nossa mídia que conhecemos tão bem. Na verdade, estes jovens não sabem o verdadeiro teor da Proposta à Emenda Constitucional 37. São vários itens e um deles, por exemplo, é acabar com a aposentadoria dos Congressistas e DEFINIR e não acabar com as prerrogativas do MP. A OAB, por exemplo, contituídos por não leigos é a favor. A grande maioria dos juízes também. Por que será?
Enfim... Infelizmente, é um golpe de facistas. E mais, partidos estão tirando uma cascona destas manifestações. Nos últimos dias, por exemplo, o partido do digníssimo Roberto Freire colocava comerciais a cada 5 minutos contra especificamente o PT. Um comercial que induzia a "revolta" da classe pobre quando sabemos que estes movimentos são de uma classe média facista totalmente desinformada. Este ano o governo do PT conseguiu nestes 10 anos uma porcentagem de 5% da população na extrema pobreza que segundo cientistas é um número aceitável mundialmente. Outra: nestes 10 anos houve um crescimento do poder aquisitivo do salário mínimo que, por consequência, aquece a economia e, por consequência, gera mais empregos. Mês passado a exportação de aço foi de 30% e a oferta de emprego na indústria foi de mais de 20%. E a mídia diz que a Indústria estagnou ou melhor, houve uma redução em seu crescimento.
Desculpe-me por um comentário tão longo, pois foi mais um desabafo.

Unknown said...

Lélinha,
Pode desabafar o quanto quiser. Sempre um prazer te ver aqui.
Beijos