Friday, November 10, 2006

Eu sempre leio os jornais brasileiros na internet, pra tentar me manter atualizado com os fatos no país. E evitar me sentir assim meio um marciano, como quando fui de férias e não conhecia metade dos atores das novelas ou cantores tocando nas rádios. Além, claro, das notícias políticas, econômicas e culturais.
Mas hoje, na Folha de São Paulo, me deparei com algo que me deixou entre o surpreso e o irritado: Uma lista dos 10 gays mais "poderosos", ou influentes, do Brasil.
Tirando o Gilberto Braga, o antropólogo Luiz Mott, o jornalista André Fisher(do festival Mix Brasil)e o folclòrico apresentador e novo político Clodovil Hernandez(pro bem ou pro mal?),que sem dúvidas são figuras nacionais, e de grande influência, o resto dos nomes eu nunca ouvi falar. Ou quando ouvi, achei absolutamente absurdo serem considerados figuras de influência nacional.
O estilista Carlos Tuffvesson? Alguém o conhece fora do mundo fashion Rio/SP?
O "promoter" David Brasil? Influenciaria a quem mesmo?
André Almada??? Clóvis Casemiro???
Será que apesar dos meus esforços eu estou completamente desinformado?
Ou será que a Folha quis dizer os 10 gays mais poderosos de São Paulo? ou do Rio & São Paulo?

6 comments:

Jôka P. said...

O Clodovil é gay, Alziro ?!?!??

Unknown said...

isso é o que diz a Folha, mas eu não acredito. será?

Anonymous said...

Prezado Alziro

Como cita o texto (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65894.shtml), buscamos escolher personagens por áreas de atuação. Clovis é bem conhecido por quem atua no setor de turismo GLS, que não é necessariamente a área da maioria da população. Colocando seu nome no Google, há citação em várias reportagens. Uma lista é sempre um assunto polêmico, como o Oscar. Cada um tem sua lista pessoal. A intenção é elaborar listas anuais. Outros nomes devem entrar, portanto. Às vezes, pessoas que gostaríamos de ver na lista não autorizam sua citação como gays. Atenciosamente, Sérgio Ripardo/

PS: como cita o texto do Clovodil, ele admitiu ser gay em entrevista à G Magazine de abril de 2005

Giovanna Lopes Castro said...

passeando no terreno dos blogs te encontrei a partir do joka p. adorei seus comentarios !
quanto a esta listinha , é mais uma destas babaquices da folha , que os paulistas se deleitam nas manhas de domingo. sou uma carioca , que já viveu muitos anos em SP , falo de cadeira...
uma besteira só. temos certeza de gays muito mais bacanas , inteligentes , e que realmente fazem alguma diferença neste pais deveriam estar ali.
bem , mais ... palmas ao sergio ripardo pela iniciativa de montar uma lista gay power no Brasil...e acredito na dificuldade de montar as listas , pois em nosso pais , ainda continua dificil sair do armario... acho que na proxima teremos mais valores reais nesta lista...

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Olga de Mello said...

Cheguei aqui através do Jôka.
Temos muitos gays bem mais importantes para a cultura brasileira, claro. Porém ainda estão escondidos num armário de treliças - até porque é meio ridículo isso de ter que assumir solenemente a homossexualidade. A lista, pelo visto, só contempla os que se apresentam como homossexuais.