Thursday, August 02, 2012

   Nem mesmo o chifrudo, o tinhoso, o fedorento, o bicho ruim do rabo peludo, seria capaz de imaginar um dia infernal como o que eu vivi ontem tentando navegar a burocracia barroca tupiniquim. Eu ia poupar vocês de tanto drama mas não estou conseguindo me controlar.
   Vejam os senhores que lá pelas 7 e meia da manhã eu já estava na fila quilométrica do tal "poupa tempo" pra tirar identidade e carteira profissional.
   E a tragégia foi assim:
   Fila enorme na Rua da Ajuda(percebam a sofisticada ironia) pra ter os documentos checados, fila gigante pra pra pegar senha e tirar foto digitalizada, fila pra pegar senha pra tirar a impressões digitais, fila e senha pra preencher formulários e finalizar a carteira de identidade. E quanto tempo se poupa? Ninguém sabe e eu ainda não entendi pois a tal carteira pode ficar pronta entre 5 e trinta dias. Ora, eu preciso da mesma pro passaporte pra voltar pro lar doce lar.
    Depois fui comer alguma coisa, antes de quase desmaiar de fome e voltei pra outra fila, outra senha pra tirar a CP, pra depois me informarem que sem o número da carteira velha nada podia ser feito e me mandarem pra Previdência social, lá na Almirante Barroso, buscar um tal de CNIS.  Claro que tinha mais fila, claro que tinha senha. E centenas de velhos que mal se moviam sendo atendidos por apenas uma criatura, crueldade de quinta, educação nenhuma, maus tratos sem disfarce. E lá voltei eu pra ainda mais outra fila, outra senha... Ao menos o treco ficou pronto na hora.
   Cansados com o espetáculo, senhores? Pois ajeitem-se nas suas cadeiras que ainda tem mais.
   Tudo isso resolvido, me mandei  de barca pros reinos do covarde e traidor cacique Araribóia, praquele delicioso paraíso chamado Bradesco, tentar retirar uma grana da minha conta(o que havia tentado semana passada sem sucesso depois de me confundir com a senha e ter o cartão bloqueado), pois não tinha identidade e onde a mocinha Suely me disse que eu tirasse a CP(que fica pronta na hora) e voltasse que tudo ficaria bem. Pois a mocinha se enganou e depois de mais fila e mais senha o moço adorável do  caixa me olhou muito desconfiado e declarou que a coisa não servia, que havia sido tirada no dia, que podia ser fraude... A CP só serve se estiver assinada e carimbada pelo empregador. "Mas moço, eu não tenho empregador, eu não moro aqui, a mocinha Suely me disse que servia, moço eu não aguento mais, moço pelamordedeus!" O moço chamou o gerente, que cheio de suspeitas me cobriu de perguntas pras quais eu não tinha respostas e se enfurnou lá atrás por duas horas antes de voltar com novidades. " Ok, senhor, o senhor pode retirar o dinheiro. Mil reais?" Pois eu decidi retirar a grana toda pra evitar outro xabú e a criatura não gostou. " Mas o senhor havia dito mil reais..." Então eu desisti, peguei a grana possível e fui pra outra fila e outra senha pedir um cartão novo.
   Vocês se lembram da nova senha? Nem eu.
   Tem um cheiro de enxôfre no ar, vindo do subsolo, dos aposentos do coisa ruim.

No comments: